Transito de Vênus em 2012


Um assunto que esta sendo bastante comentado na televisão, sites de notícias e fóruns online de astronomia é o transito do planeta Vênus sobre o Sol que vai ocorrer no dia 05 de junho de 2012.


OBSERVE O TRANSITO DE VÊNUS AO VIVO!




Tenho observado que existe muita especulação e falta de conhecimento sobre este "fenômeno" por tanto neste post pretendo esclarecer alguns conceitos.


1 - O que é um trânsito astronomico?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A2nsito_astron%C3%B4mico


O trânsito astronômico é um fenômeno durante no qual um astro passa adiante de outro maior, bloqueando em certa medida sua visão. O tipo de trânsito mais conhecido, por ser espetacular visto da Terra, é o eclipse solar, no que é a Lua que cobre a vista do Sol.

Os chamados trânsitos planetários são aqueles que sucedem entre umplaneta do Sistema Solar e o Sol. Desde a Terra são visíveis aqueles planetas que nos procedem (planetas interiores), são eles: Mercúrio eVênus. Estes trânsitos são de extrema importância já que tem ajudado a calcular as dimensões do Sistema Solar, entre elas a Unidade Astronômica. O primeiro astrônomo que se deu conta das possibilidades destas observações foi Edmund Halley (1656-1742).


2 - Sobre os trânsitos de Vênus

Um trânsito de Vênus é a passagem astronômica do planeta Vênusdiante do Sol, visto da Terra, ocultando uma pequena parte do disco solar. Ocorre quando o Sol, Vênus e a Terra se encontram alinhados. Um trânsito de Vênus é semelhante ao eclipse solar pela Lua. Apesar de o diâmetro de Vênus ser quatro vezes maior que o da Lua, aparece bem menor durante o trânsito devido à maior distância entre o planeta e a Terra. O tempo da passagem é medido em horas; a ocorrência de 2004teve a duração de 6 horas. Antes da era espacial, a observação dos trânsitos de Vênus era utilizada para calcular a distância Terra-Sol pelo método da paralaxe.

Os trânsitos de Vênus estão entre os fenômenos astronômicos previsíveis menos frequentes. Ocorrem numa sequência que se repete a cada 243 anos, com pares de trânsitos espaçados de 8 anos, seguidos de longos intervalos de 121,5 e 105,5 anos. Esta periodicidade é reflexo do fato de que os períodos orbitais da Terra e Vênus mantêm ressonâncias próximas a 8:13 e 243:395. Antes da ocorrência de 2004, o último par de trânsitos ocorreu em dezembro de 1874 e dezembro de 1882. No século XXI, o primeiro trânsito ocorreu em 8 de junho de 2004 e o seguinte ocorrerá em 6 de junho de 2012. Após 2012, o próximo par de trânsitos será em2117 e 2125.[1][2]


3 - Como observar o fenômeno?

Toda observação direta ou indireta do disco Solar é extremamente perigosa e pode causar danos irreversíveis a visão. Para observar qualquer transito sobre a superfície solar é necessário utilizar um instrumento óptico com filtro específico para esta finalidade. Mais detalhes sobre observação solar aqui: http://astro.nunciatelli.com/2012/05/como-observar-o-sol-com-seguranca.html

4 - De onde posso observar o transito de Vênus?


Infelizmente este raro fenômeno não poderá ser observado do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas