STS-134 - Última missão da Endeavour

A missão STS-134, é a penúltima viagem da era dos ônibus espaciais, e será a última missão da nave Endeavour.
O lançamento foi em 29 de Abril de 2011, com duração de 14 dias.
Seis tripulantes irão para o espaço na despedida da Endeavour, levando no compartimento de carga o Espectrômetro Magnético Alfa 2 (AMS-02), Express Logistics Carrier 3 (ELC3) e materiais de experimento, com 4 caminhadas espaciais durante esta missão. Será o 25° voo da Endeavour.



Página da Missão:
http://www.nasa.gov/mission_pages/shuttle/shuttlemissions/sts134/index.html



Durante a missão de 14 dias, o Endeavour vai entregar o Espectrômetro Magnético Alfa (AMS), peças de reposição, duas antenas de comunicação, um tanque de gás de alta pressão e escudos contra micrometeoritos.

O AMS vai para o espaço pela segunda vez. A primeira vez foi com o ônibus espacial Discovery na missão STS-91.
A AMS-02 é um experimento detector de partículas físicas, que está sendo construído, testado e operado por uma equipe internacional composta por 60 institutos de 16 países.
Infelizmente o Brasil não participa do projeto.

O AMS-02 será transportado pela Endeavour para a instalação na ISS. Uma vez na ISS, irá permanecer ativo durante a duração da ISS no espaço.
Orbitando a Terra, o AMS será o pioneiro de uma nova fronteira na pesquisa de partículas físicas para o século 21, ajudando os cientistas e pesquisadores a compreender as questões fundamentais partilhadas pela física, astrofísica e cosmologia sobre a origem e estrutura do Universo.
Embora a AMS esteja procurando especificamente antimatéria e matéria escura, como o primeiro espectrômetro magnético no espaço. A AMS irá coletar informações de fontes cósmicas emanadas de estrelas a milhões de anos-luz e de galáxias além da Via Láctea

A contagem regressiva para o lançamento, já está ativada:
http://ams.nasa.gov/

O papa Bento XVI conversou com os tripulantes da ISS e Endeavour por vídeo conferência no último sábado, dia 21. 
Foi a primeira conexão via satélite mantida por um Papa com o espaço. A conversa teve duração de 20 minutos.
O Papa, falando da Biblioteca do Vaticano, demonstrou sua admiração pela coragem e pelo compromisso deles nas missões espaciais. Ele estacou "a valentia, a disciplina e o compromisso" dos astronautas, antes de lhes perguntar sobre a vida no espaço e a percepção do mundo.
"Quando vocês contemplam a Terra aí de cima, perguntam-se sobre a maneira como as nações e os povos vivem juntos ou como a ciência pode contribuir para a paz?", perguntou o pontífice. "Daqui não se veem as fronteiras", respondeu o comandante Mark Kelly.
Foram cinco perguntas feitas pelo Papa sobre diversos temas, entre eles a paz, o cuidado com o meio ambiente, a aventura espacial como forma de busca das origens da humanidade, e sobre a mensagem que vão transmitir aos jovens quando retornarem à Terra.

Aterrissagem prevista para Quarta - Feira, dia 01/06/2011 às 03:35:28 horário de Brasília

Comentários

Postagens mais visitadas